
Covenants são cláusulas integrantes dos contratos de crédito para empresas, que tem como finalidade a proteção do interesse dos credores. Estes itens estabelecem determinadas condições que as empresas terão que cumprir a partir do momento em que assinam um contrato de crédito.
O não cumprimento dos covenants acordados significa que, apesar de uma empresa poder estar a cumprir o reembolso do financiamento e pagamento dos respetivos juros, não está a cumprir as condições globais e o seu risco de incumprimento está a aumentar. Se isso ocorrer, o credor poderá exigir a liquidação antecipada da dívida.
Os covenants presentes em contratos de crédito para empresas geralmente impedem a compra de novos ativos, restringem mudanças no controlo da empresa ou evitam a utilização dos fundos emprestados para o pagamento de dividendos aos acionistas. A manutenção do crédito exige ainda o cumprimento de alguns rácios económicos e financeiros.
Abaixo deixamos alguns exemplos de covenants que as instituições de crédito habitualmente apresentam às empresas com a aprovação das operações de crédito.
Garantia patrimonial
Incumprimento:
Obrigações financeiras
Necessita de estruturar uma operação de financiamento? Contacte-nos: info@hmbo.pt.