
Um plano de negócios é um instrumento de gestão fundamental para qualquer empresa ou projeto, uma vez que define e sistematiza o rumo a seguir. A ausência de um plano de negócios pode significar uma falta de validação de pressupostos básicos para a sustentabilidade do negócio e conduzir a um conjunto de problemas, tais como:
Boas ideias podem resultar em bons negócios, no entanto, o contrário nem sempre é verdade. Para materializar a ideia torná-la um negócio de sucesso é essencial definir, em primeira instância, o produto ou serviço e ajustar a sua oferta em função da necessidade a que vem responder. É igualmente necessário, em sede do plano de negócios, discutir e esclarecer a proposta de valor para o cliente, detalhar os recursos necessários, escolher o perfil de clientes alvo, explicitar os canais de distribuição e prever todas a fontes de custos e receitas.
É essencial estudar o mercado, conhecer o perfil do público e quantificá-lo. Quando possível, é também uma mais-valia referir explicitamente no plano de negócios que clientes em particular serão o alvo, dando a conhecer a sua atividade.
Analisar em profundidade o setor onde a empresa opera (atratividade, crescimento, rentabilidade e intensidade competitiva) e identificar os mais diretos concorrentes (quem são, onde estão, qual a capacidade financeira de cada player) são também aspetos fulcrais no âmbito de um plano de negócios.
No plano estratégico de um plano de negócios, para além de se incluir a missão e visão, deve incluir-se os objetivos estratégicos e as alternativas estratégicas que permitem alcançar esses mesmos objetivos (ações concretas p.ex. ao nível da promoção e marketing que levem a empresa a alcançar os segmentos de mercado pretendidos).
O plano operacional de um plano de negócios deve incluir um calendário de implementação e expor que operações e recursos necessários. Deverá incluir também informação sobre os fornecedores.
A apresentação do modelo financeiro é a última etapa do plano de negócios. Primeiramente, é feita uma estimativa ao investimento necessário, após o que se efetuam as previsões económico-financeiras (vendas, margens, custos com o pessoal, custos com serviços, estrutura de financiamento, etc). Esta estimativa tem como objetivo determinar a viabilidade dos negócios ou projeto. Com este estudo é possível retirar conclusões necessárias para avaliar a viabilidade do negócio. No plano financeiro de um plano de negócios pode ainda desenhar-se um conjunto de cenários de evolução do negócio permitam ter uma leitura dos seus riscos.
A HMBO é uma área de negócios do Grupo HM Consultores especializada nas áreas Fusões & Aquisições e Corporate Finance. Frequentemente, no âmbito de operações de angariação de capital ou levantamento de financiamento elaboramos planos de negócios, que suportem essas operações. Caso tenha necessidade em planear o seu negócio, contacte-nos através da informação em baixo ⬇️